A correria e os problemas do dia a dia podem levar à hábitos alimentares que a longo prazo podem prejudicar nossa saúde ou até mesmo favorecer o surgimento de doenças. Quando a rotina alimentar está bagunçada, sua alimentação está desiquilibrada e você sente-se perdido sobre o que comer e como comer, pode ser realizada a reeducação alimentar. Ela nada mais é que a reorganização da sua rotina alimentar com o objetivo de melhorar a qualidade da sua alimentação.
É um processo que foca na mudança dos hábitos alimentares e nos seus comportamentos frente à alimentação. A principal finalidade é comer de forma equilibrada e saudável, priorizando alimentos naturais e respeitando seus desejos e sentimentos. Mas e os alimentos industrializados? Nunca mais? A reeducação alimentar auxilia nas escolhas alimentares fazendo com que você aprenda a consumir todos os tipos de alimentos, até aqueles considerados “menos saudáveis” como os industrializados.
O importante nesse processo é fazer com que todas as mudanças da alimentação sejam fáceis de serem incluídas no seu dia a dia. Mudanças factíveis auxiliam na incorporação desses novos hábitos na sua rotina diária.
Com uma alimentação saudável você poderá sentir uma melhora da disposição, do hábito intestinal, da aparência da pele e cabelo, entre outros. E, quando esse processo é incorporado pode ocorrer perda de peso de forma saudável e sustentável.
O papel do nutricionista na reeducação alimentar é o de nortear o paciente nas suas escolhas alimentares e fazê-lo entender como funciona sua relação com a comida. Uma reeducação alimentar efetiva é aquela que respeita suas preferências, além de ser factível à sua rotina para que essas mudanças sejam incorporadas ao seu dia a dia. As estratégias são traçadas em conjunto com você.