Uma alimentação inadequada pode predispor ao desenvolvimento de doenças crônicas. Da mesma forma, quando a doença crônica já está instalada, cuidados com a alimentação são necessários para o retardo e ou manejo dessa patologia.

Vivianne Bertonsello

Dentre as doenças crônicas tem-se a hipertensão, o diabetes, as doenças hepáticas, renais e pulmonares além do câncer. Cada doença apresenta uma peculiaridade do ponto de vista nutricional. A literatura científica reforça a importância de uma alimentação saudável para o controle das doenças crônicas.

Infelizmente, a desinformação faz com que muitos pacientes com doenças crônicas passem por restrições alimentares desnecessárias por acreditarem que essa prática irá melhorar o seu quadro clínico. Restrições sem fundamentos geram resultados fracassados e faz com que o paciente perca o engajamento com o tratamento.

Por isso, é importante procurar um profissional especializado para análise cuidadosa dos hábitos alimentares, adequar a alimentação de acordo com a doença de base e respeitar, principalmente, a individualidade de cada paciente. Cabe ao nutricionista entender a realidade e o quadro clínico do paciente para em conjunto com ele traçar as metas do tratamento.

Meu principal instrumento de trabalho são os alimentos e minha meta é melhorar a qualidade da sua alimentação sem que ocorra restrições alimentares desnecessárias. Quando o paciente recebe orientações adequadas, consegue melhorar de forma efetiva a qualidade da sua alimentação e, por fim, melhorar sua saúde.